Brasileiros em Malta, para os brasileiros em Malta, por os brasileiros em Malta

Museu em Malta

Malta sendo um dos berços da civilização mediterrânea, cujos primeiros vestígios datam de mais de 4000 aC, nem é preciso dizer que as ilhas maltesas têm um grande parque patrimonial.

Você pode encontrar museus em um grande número de áreas e períodos, desde os tempos pré-históricos até a Segunda Guerra Mundial – Malta foi um dos países mais bombardeados durante esta última.

O mesmo acontece com os Cavaleiros da Ordem de São João, que contribuíram com mais de 250 anos de história para Malta.

A maioria dos museus está localizada em Valletta e na ilha de Gozo e fornecerá guias de áudio para passeios.

Museus em Malta

Museu Arqueológico Nacional

O Museu Nacional de Arqueologia está localizado em Valletta, onde residiam os Cavaleiros da Ordem de São João. Esta pousada foi construída em 1571, ao mesmo tempo que a construção da capital Valletta.

Encontrará neste museu diferentes colecções que datam de 5000 a 2000 aC, e toda uma exposição de artefactos pré-históricos, cerâmicas cinzentas e vermelhas, típicas deste período.

Você terá a oportunidade de contemplar as mais antigas estatuetas de cerâmica do Mediterrâneo, depois da época dos templos.

Você também terá a oportunidade de ver muitos exemplos de arquitetura que datam deste último período, estatuetas humanas e vestígios de tempos pré-históricos. Esses templos são classificados como Patrimônio Mundial pela Unesco e são considerados os monumentos artificiais mais antigos do planeta.

Um andar é dedicado a exposições temporárias. Aconselhamos que entre em contato com o museu com antecedência para saber mais sobre os temas discutidos durante a sua visita.

Museu Arqueológico Nacional

Auberge de Provence, Republic Street, La Valette

+356 2122 1623

O Palácio dos Grandes Mestres e seu arsenal

O Palácio dos Grandes Mestres é um monumento histórico em Malta. Construída no século XVI pelo fundador da capital de Malta, Jean de Valette, foi usada como residência oficial dos grão-mestres da Ordem dos Cavaleiros de São João.

Agora abriga o Parlamento de Malta e o gabinete do presidente. Você pode aproveitar a troca da guarda a cada meia hora.

Os pisos revelam as cristas dos vários mestres da Ordem que viviam no palácio. A sala das Tapeçarias é imperdível, contendo obras de arte que datam do século XVIII.

O arsenal do Palácio dos Grão-Mestres é uma parte obrigatória deste museu. Abriga uma enorme coleção de armaduras, capacetes e armas que pertenceram aos Cavaleiros da Ordem de São João.

Você também encontrará uma grande coleção de canhões e artilharia, alguns dos quais pertenceram ao grande Império Otomano.

Palácio dos Grandes Mestres

St George’s Square, La Valette

+356 2124 9349

Museu Nacional da Guerra

O Museu Nacional da Guerra está relacionado principalmente às duas guerras mundiais. Na verdade, Malta estava frequentemente envolvida, e às vezes involuntariamente, em grandes guerras, devido à sua localização e à sua dependência do regime britânico da época.

Deve-se notar que Malta foi um dos países mais bombardeados durante a Segunda Guerra Mundial.

O museu está localizado no Forte Saint Elmo, em Valletta. Este forte foi construído pela Ordem de São João em 1552. O museu foi inaugurado em 1975. Ele está localizado no antigo paiol do forte.

Dentro você pode encontrar uma ala relacionada à ocupação francesa de Malta. (entre 1798 e 1800), coleções relativas à ocupação pela Grã-Bretanha.

Também estão em exibição alguns veículos renomados, como o Jeep Willys usado pelo General Eisenhower e pelo presidente Roosevelt, mas também naufrágios alemães e italianos recuperados do fundo do mar.

Natinonal War Museum

Fort St Elmo, La Valette

+356 2148 1305

Museu Nacional de Artes – MUZA

O museu MUZA (criado após a nomeação de Valletta como capital europeia em 2018) possui um importante acervo baseado em 4 temas principais: O Mediterrâneo, a Europa, o Império e o artista.

Ele está localizado na antiga sede histórica dos Cavaleiros Italianos da Ordem de São João e o torna um local histórico.

Foi nomeado um dos 13 museus europeus imperdíveis do The Guardian e um dos 15 melhores museus mundiais da Architecture Digest de 2018.

O museu é muito atípico, porque é possível passear por ele e descobrir obras de arte muito antigas associadas a obras muito mais contemporâneas. Você também terá o prazer de visualizar técnicas via suporte de vídeo e vivenciar experiências interativas que complementam as diversas obras de arte em exposição.

As principais e mais conhecidas obras são do artista italiano Mattia Preti, do artista britânico Victor Pasmore e do escultor maltês Antonio Sciortino.

Fato interessante: o museu MUZA é um edifício com pegada zero de carbono! Com efeito, gera as suas próprias necessidades através das células fotovoltaicas e do baixo consumo através da gestão térmica otimizada e de um sistema de iluminação LED.

Museu MUZA

Auber d’Italie, Merchants Street, La Valette.

+356 2122 0006

Museu do Teatro Manoel

O Museu do Teatro Manoel leva o nome do Grão-Mestre da Ordem de São João, Antonio Manoel de Vilhena. Foi construído em 1731 e tem a fama de ser um dos teatros mais antigos da Europa ainda em funcionamento. Teatro e música ainda são apresentados no palco hoje.

O teatro foi criado como uma homenagem a 3 séculos de história teatral em Malta e apresenta uma grande variedade de memorabilia relacionadas com o teatro maltês.

Grande parte da exposição representa uma parte fascinante da história do Teatro Manoel e da Ópera Real, que infelizmente foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Museu do teatro Manoel

Manoel Theatre, Old Theatre Street, La Valette

+356 2124 6389

Museu da Natureza

Localizado na antiga capital de Malta, Mdina, o museu é parte integrante do majestoso tribunal do século XVIII. Ele serviu principalmente como escritórios do governo e um hospital temporário.

O museu possui um grande número de espécimes biológicos relativos a Malta. Você pode encontrar mais de 10.000 tipos de rochas e plantas endêmicas, 3.000 tipos de pássaros e vários milhares de insetos e conchas. A coleção de fósseis é gigantesca.

Você também pode encontrar tudo relacionado à evolução humana e ao ecossistema marinho. Uma atenção particular será dada às exposições de paleontologia e geologia.

Foram criadas 2 seções especiais, uma para a ave nacional – Il-Merill (tordo azul), bem como – Widnet Il-Bahar (knapweed maltesa).

Uma biblioteca muito grande lista mais de 4.000 títulos dedicados a obras dos séculos XVIII e XIX.

Destaque: Na terça-feira, 18 de maio de 2004, a “Pedra da Boa Vontade Apollo 17”, trazida da missão lunar, foi roubada do Museu. Dizem que a rocha vale US $ 5 milhões e a torna um dos roubos mais significativos na ilha de Malta.

Museu da Natureza

Vilhena Palace, St Publius Square, Mdina

+356 2145 5951

Museu Marítimo de Malta

Instalado na antiga padaria naval, o Museu Marítimo de Malta o levará a mais de 7.000 anos de história marítima, desde a pré-história até os dias atuais. Sua fachada foi inspirada no Castelo de Windsor.

Você poderá viajar pelas eras e pela história das ilhas de Malta e Gozo, a natureza global da navegação e sua relação com Malta.

O museu também oferece contemplações da magnificência do Mediterrâneo.

Tem uma coleção única de mais de 20.000 artefatos do passado marítimo de Malta, incluindo a maior âncora romana do mundo pesando 4 toneladas, o maior navio que pertenceu à Ordem de São João, uma incrível coleção de canhões, ânforas, armas, documentos e pinturas e uma coleção de mais de 60 barcos.

Você também terá a chance de admirar a figura de proa do navio HMS Hibernia da era napoleônica.

Museu Marítimo de Malta

Ex-Naval Bakery, Vittoriosa Waterfront, Birgu

+356 2166 0052

Museu da agência dos Correios

O Museu Postal de Malta foi inaugurado em 17 de junho de 2016. Está instalado em uma casa geminada original em Valletta, construída em 1947, ao lado do Palácio do Grão-Mestre.

O serviço postal em Malta remonta ao século XVI e o primeiro selo postal maltês foi inventado em 1860. É conhecido como “Halfpenny Yellow”.

O museu abriga uma grande coleção de itens postais relacionados a Malta. Distribuídos por 4 andares, você pode passear por séculos de história postal que remontam ao século 16, na época dos Cavaleiros da Ordem de São João.

A coleção conta em profundidade as histórias de muitas pessoas que desempenharam um papel importante no desenvolvimento da comunicação em Malta.

A maior parte das peças que poderá admirar são originais e procedentes de diferentes estações de correio e de diferentes épocas.

Aqui você encontrará trabalhos de Emvin Cremona, o maior designer de carimbos de Malta.

Museu da agência dos Correios

135 Archbishop Street, La Valette

+356 2596 1750

Museus em Gozo

Museu Arqueológico de Gozo

O Museu Arqueológico de Gozo traça a história de Gozo, desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. Vários temas são discutidos, como religião, arte, vida cotidiana e muitos mais.

Todos de vários sítios arqueológicos em Gozo.

O museu está instalado em uma casa do século 17, que foi residência da família Bondi. Infelizmente caiu em desuso, foi restaurado pelo governador das ilhas maltesas em 1927, Sir Harry Luke.

O museu está dividido em três seções principais. A pré-história, o período clássico e o período medieval e moderno.

A pré-história reúne os recursos naturais, a vida cotidiana, as crenças e práticas religiosas e os costumes funerários do povo de Gozo nessa época da história.

O período clássico traz um grande número de artefatos fenícios e romanos que foram descobertos em muitos locais em Gozo e Comino. Dizem respeito principalmente a objetos associados a ritos fúnebres e artes decorativas.

O período medieval e moderno é representado por uma exposição de artefatos que termina com a chegada dos Cavaleiros da Ordem de São João.

Museu Arqueológico de Gozo

Triq Bieb I-Imdina, Citadelle, Rabat (Victoria)

+356 2155 6144

Antiga prisão

Ao visitar a antiga prisão de Gozo, você poderá vivenciar a vida na prisão a partir do século XVI.

A prisão está localizada dentro da cidadela e foi originalmente conectada ao tribunal.

Muitos grafites de presidiários originais estão presentes, representando navios, cruzes de cavaleiros, nomes e impressões de mãos e muitos outros designs icônicos.

A antiga prisão de Gozo está em funcionamento desde o século XVI até o início do século XX. Hoje está dividido em duas partes – o hall de entrada e as celas.

Quando os Cavaleiros da Ordem de São João chegaram, as celas foram usadas para colocar alguns dos cavaleiros que eram um pouco perturbadores. O mais famoso deles, Jean de Valette, foi ele próprio preso lá em 1538.

O hall de entrada oferece uma exposição sobre as fortificações existentes na ilha de Gozo. As celas ainda estão em impecável estado de conservação e rodeadas por um estreito corredor.

Antiga prisão

Pjazza Katidral, Rabat (Victoria)

+356 2156 5988

Museu da Natureza

O Gozo Nature Museum está localizado no coração da Cidadela de Victoria. Constituem 3 alas principais, esta última construída no século XVII.

No piso térreo, você pode descobrir a parte dedicada à geologia em Gozo. Você vai contemplar as sucessivas camadas sedimentares que compõem as ilhas de Malta, com alguns exemplos de fósseis de animais e plantas que datam de diferentes períodos. A maioria desses minerais vem do presente do famoso viajante frequente Gozitan, Dr. Lewis Mizzi.

Todos os ecossistemas marinhos presentes nas águas maltesas também serão oferecidos a você, bem como uma seção sobre a evolução humana e animal.

No andar superior, você irá para a seção dedicada ao estudo de insetos e plantas. Você poderá ver uma coleção impressionante de insetos exóticos e locais, borboletas e mariposas de todos os tipos.

Por fim, no jardim nas traseiras do museu, encontram-se exemplares de plantas autóctones típicas, entre as quais a famosa “Pedra Centaury”, planta nacional.

Fato interessante: Um minúsculo espécime de rocha lunar acompanhado por uma pequena bandeira maltesa pode ser descoberto no local. A pedra da lua foi trazida da superfície da lua pela Apollo 11 e dada como um presente a Malta pelo presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, em 1973.

Museu da Natureza

Triq Il-Kwartier San Martin, Rabat (Victoria)

+356 2155 6153

Gozo Nature Museum

Obviamente, esta lista não é exaustiva, mas parece-nos uma boa base para descobrir a riqueza das ilhas maltesas.

Você pode encontrar uma lista principal de museus em Malta abaixo:

Lista de museus em Malta

Se você quiser relaxar em frente a uma sessão audiovisual, aqui está a nossa folha sobre cinemas em Malta.

Você também pode estar interessado em: