Brasileiros em Malta, para os brasileiros em Malta, por os brasileiros em Malta

Os perigos dos ônibus em Malta

Pegar o ônibus em Malta é uma história e tanto. Entre os atrasos e as numerosas linhas que servem a ilha, pode-se rapidamente sentir-se perdido! Aqui está um guia para ajudá-lo nesta grande aventura que é o transporte público em Malta.

As principais linhas

Tallinja é a rede de transporte público de Malta (pronuncia-se taligna!)

A ilha é bastante bem servida por ônibus. As linhas principais funcionam a cada 15 minutos, depois a cada 30 minutos ou 1 hora para as demais. É fácil chegar às diferentes cidades, se você souber qual ônibus tomar e se planejar sua viagem com antecedência.

As principais estações rodoviárias

Numerosos hubs permitem que você tome seu ônibus (ou sua conexão) com facilidade. 

  • Parada no Valletta na entrada da cidade. É daqui que sairá a maior parte das linhas para todas as partes da ilha. 
  • Estação de Kullegg em Msida. Também muito ocupado, você encontrará muitas rotas de ônibus para muitas das cidades de Malta.
  • Parada de San Giljan em Saint Julian’s. Esta também é uma grande estação rodoviária, especialmente se você quiser ir para o norte da ilha.
  • Parada do barco (ferry) em Sliema. Esta é uma boa alternativa e uma parada freqüente para as principais linhas que servem Malta

A área de Saint Julian’s no Valletta

As linhas principais servirão as cidades de Swieqi/Saint Julian’s o Sliema para Valletta.

  • Valletta – Swieqi/Saint Julian’s: Bus 13, 13A, 14, 16
  • Valletta – Sliema: Bus 13, 13A, 14, 15, 16, 21, 22

NB: Para chegar a Valletta de Sliema e vice versa, você pode pegar o ferry boat. Ela faz a conexão entre as 2 cidades em 5 minutos e custa o mesmo preço que um bilhete de bus clássico.

Outras áreas

Há várias dezenas de outras linhas que permitem que você se junte aos outros setores de Malta. Você os encontrará no site da Tallinja, mas aqui estão os principais:

Na direção do sul e sudeste: Todas as linhas 70 a 90.

Para o Centro e Oeste: Todas as linhas 50 e 60

Para o Norte: Todas as linhas 40, linha 101

Linhas de bus de e para o Aeroporto de Malta

As linhas de bus de e para o aeroporto são geralmente todas aquelas que começam com um “X”. Funcionam a cada meia hora ou de hora em hora.

De e para o Norte da ilha: X1 e X3

De e para o Sul: X4

Para e de Valletta: X4, 71,72,73

De e para Saint Julian’s: X2, TD2

Linhas diretas

As rotas Tallinja Direct, chamadas “TD”, são rotas específicas mais rápidas. Eles não têm tantas paradas como as rotas clássicas. 

Há TD2 e TD13 para Saint Julian’s e/o Bugibba no Norte, TD10 para Marsaxlokk no Sul e TD14 para Rabat no Centro.

Bus noturnos

Os bus noturnos funcionam das 23h à 1h, ou 3h, dependendo da linha. Eles servem as principais cidades da ilha e começam com um “N”: N11, N13, N91…

Serviço TD Plus Malta

Este novíssimo serviço permite que você reserve seu assento diretamente em um microônibus de transporte público de Malta. Você escolhe seu ponto de coleta e entrega, entre Valletta e Pembroke (incluindo Saint Julian’s, Sliema, Swieqi, Msida etc.). Você também pode escolher a hora em que deseja ser recolhido.

O serviço funciona das 5.30 da manhã à meia-noite, todos os dias. Ele está disponível e pode ser reservado no aplicativo Tallinja.

Por enquanto, os passeios são de 2 euros, mas podem ser aumentados quando o serviço estiver em funcionamento.

Cartões e bilhetes

Você deve comprar/mostrar seu bilhete ou escanear seu cartão cada vez que embarcar no ônibus. Dependendo de sua situação, você pode comprar bilhetes individuais ou optar por um cartão.

Bilhetes individuais

As passagens simples custam 1,5 euros de meados de outubro a maio, e 2 euros de junho a outubro. Eles são válidos por 2 horas e devem ser comprados diretamente do motorista, somente em dinheiro.

Cartões turísticos temporários

Se você estiver em Malta apenas por uma semana, você pode comprar um dos cartões de transporte público de Tallinja. Eles são vendidos em todas as bilheterias de Tallinja, e em algumas mercearias e lojas.

O cartão Explore

Permite que você viaje ilimitado por 7 dias consecutivos. Você pode pegar todas as linhas de bus em Malta e Gozo, exceto o TD e o TD Plus. Seu preço é de 21 euros para adultos e 15 euros para crianças.

Encontre aqui a lista de revendedores de cartões Explore.

O cartão de 12 viagens,  o “Tallinja Card Single Journeys 

Você recebe 12 viagens individuais pelo preço de 15 euros. É a solução ideal para aqueles que só pegam o bus de vez em quando. Inclui 12 viagens em serviço de dia, ou 6 viagens em serviço noturno ou linhas TD. Este cartão é válido por 1 ano.

Encontre aqui a lista de revendedores do cartão de 12 viagens.

Cartão ExplorePlus Meep

Inclui um passeio panorâmico gratuito de ônibus com guia áudio ou uma viagem de barco até Comino, por exemplo, mais 7 dias de viagem ilimitada em toda a rede Tallinja (incluindo as linhas TD). 2 viagens na balsa de Valletta também estão incluídas.

Você pode comprar este cartão em qualquer bilheteria da Tallinja

Cartões permanentes

Se você estiver em Malta por um tempo, é melhor optar por um cartão personalizado e permanente. É nominativo e permite que você pague menos por suas viagens de ônibus.

Não existe um sistema de assinatura como tal. É um cartão que você tem que recarregar com a quantidade desejada, e que você tem que digitalizar cada vez que entrar no ônibus. O preço da viagem é deduzido diretamente do saldo de seu cartão. 

NB: Você pode estabelecer uma ordem permanente para que não tenha que se preocupar em ter que carregar seu cartão você mesmo.

O cartão de adulto

É dedicado a todos os adultos entre 17 e 59 anos de idade. Uma viagem de 2 horas custa 0,75 euros para linhas clássicas, e 1,5 euros para TDs e bus noturnos.

A partir de 26 euros de viagens consumidas no mês, você pode se beneficiar do transporte público gratuito no mesmo mês (linhas clássicas do dia).

O cartão das crianças

É dedicado a crianças de 4 a 10 anos (crianças menores de 4 anos não precisam de cartão e viajam gratuitamente). Cada validação custa 0,25eur (válido por 2 horas). As viagens são gratuitas a partir de 0,50eur gastos durante o dia, ou a partir de 2 euros durante a semana. (exceto TD e ônibus noturnos)

O cartão de estudante

Isto é reservado para estudantes entre 11 e 16 anos, e todos os estudantes que seguem um curso educacional reconhecido de mais de 3 meses em Malta (as escolas de idiomas não estão incluídas no “curso educacional”). Uma viagem de 2 horas custa 0,75 euros para as rotas regulares, e 1,5 euros para os TD e ônibus noturnos.

Por 21 euros ou mais de viagens feitas em um mês, você pode se beneficiar do transporte público gratuito no mesmo mês (linhas clássicas diurnas).

Por 55 euros, você recebe 3 meses de transporte ilimitado na rede Tallinja (linhas clássicas diurnas). O serviço é chamado “Student Pass”.

NB: Estudantes entre 14 e 19 anos de idade podem utilizar o transporte público em Malta gratuitamente. Eles ainda devem ter o cartão Tallinja.

O cartão para os residentes de Gozo

Dedicado a todos aqueles que são oficialmente residentes em Gozo. Uma viagem de 2 horas custa 0,75 euros para as linhas clássicas, e 1,5 euros para os ônibus TD e noturnos.

Se você gastar mais de 26 euros em viagens em um mês, você pode usar o transporte público gratuitamente no mesmo mês (linhas clássicas diurnas).

Se você só utiliza o ônibus em Gozo, suas viagens são gratuitas a partir de 10 euros no mês. (excluindo TD e ônibus noturnos)

O cartão de tarifa reduzida

É dedicado a todos os idosos com 60 anos ou mais e às pessoas com mobilidade reduzida que possuem um cartão europeu de deficiência. Uma viagem de 2 horas custa 0,25 euros. As viagens são gratuitas a partir de 0,50eur gastos durante o dia, ou a partir de 2 euros durante a semana. (excluindo TD e ônibus noturnos)

NB: A partir de 1 de janeiro de 2020, os idosos com mais de 75 anos de idade têm direito ao transporte público gratuito em Malta. Eles ainda devem ter o cartão Tallinja.

Encomende o cartão Tallinja

Você precisará encomendar seu cartão no site da Tallinja, preenchendo suas informações e fazendo o upload de uma foto padrão e sua identificação. As pessoas com deficiências também precisarão carregar seu cartão de deficiência.

Custará 10 euros para criar o cartão, e você precisará cobrar 20 euros para ativá-lo. Ele será enviado a você por correio dentro de uma a várias semanas, dependendo da solicitação.

Os perigos dos ônibus em Malta – algumas regras e princípios a conhecer

Acenando para o condutor

Se você quiser pegar o ônibus, você deve acenar para o motorista para parar. Caso contrário, ele vai passar por você! Também quando você estiver no ônibus e quiser parar, pressione o botão STOP com bastante antecedência e não durante os últimos segundos. Dependendo do humor do condutor, você pode ter que sair mais uma parada.

A passagem dos ônibus

Nunca confie no horário oficial dos ônibus. Ou eles chegarão tarde, cedo ou simplesmente não passarão! Esta é a lei do acaso em Malta. Para planejar suas viagens, verifique o horário de seu ônibus em tempo real na aplicação Tallinja, ou no Google Maps.

Ônibus cheios até explodir

Durante a hora de ponta (todas as manhãs e noites, e nas sextas e sábados à noite) e no verão, os ônibus se enchem muito rapidamente. Esperar pelo 2º ou 3º ônibus.

Dê tempo

As distâncias podem não ser grandes, mas os tempos de viagem são longos! Portanto, dê tempo para chegar ao seu destino final.

Condução esportiva

Os pilotos às vezes pensam que estão em uma pista de corrida! Cuidado, ele se move em todas as direções e freia de repente. Por outro lado, os motoristas são especialistas em estradas maltesas e administram seus veículos com a mão de um mestre!

A amabilidade dos condutores

Não espere muito um “Olá” dos motoristas, que raramente estão de bom humor.

MOVE BACK !

Esta é a frase que você mais ouvirá quando o ônibus estiver cheio. Uma regra: mover-se o máximo possível para a traseira do ônibus para deixar os outros passageiros entrarem, mesmo que isso signifique ser pressionado um contra o outro.

Se você é mais uma equipe de táxi, aqui está nossa página de informações sobre o assunto: Táxi em Malta.

Você também pode estar interessado em: