Brasileiros em Malta, para os brasileiros em Malta, por os brasileiros em Malta

Farmácias em Malta

Existem mais de 200 farmácias em Malta, pelo menos uma em cada aldeia e algumas dúzias em cada cidade. Portanto, você não terá nenhum problema em encontrar um perto de sua casa. Se os serviços básicos permanecerem os mesmos do Brasil, você deve saber que a entrega de medicamentos é muito menos formal e controlada do que no Brasil.

Como funcionam as farmácias em Malta?

Prescrições

As receitas são emitidas por médicos de clínica geral ou especialistas. 

Na maioria das farmácias, não há verificação de identidade. Da mesma forma, não há arquivo interno do cliente, e sua prescrição não é escaneada como pode ser no Brasil.

É bom saber: seu médico pode até lhe enviar uma foto da receita, o que é perfeitamente aceitável para a farmácia! Tudo o que você precisa fazer é mostrá-lo em seu celular, e sua medicação é entregue a você, sem qualquer verificação.

A dispensação de medicamentos

Você pode encontrar todos os medicamentos necessários em farmácias em Malta. As marcas brasileiras geralmente não são vendidas na ilha, mas é claro que há equivalentes disponíveis. 

A maioria das caixas de medicamentos será escrita em inglês, mas você também pode encontrar algumas marcas em línguas estrangeiras, como o grego ou o espanhol. No entanto, não deixe de perguntar sobre a marca do medicamento que lhe está sendo oferecido. Alguns não podem ser vendidos no Brasil, por exemplo. Embora você esteja na União Européia, nem todos os regulamentos são seguidos à risca!

Como no Brasil, se você tem uma prescrição, você a apresenta para obter os medicamentos que lhe foram prescritos.

Você também pode ir sozinho a uma farmácia e pedir conselhos ao farmacêutico, caso não tenha ido a um médico. Ele ou ela lhe fornecerá um medicamento autorizado sem receita médica.

Pagamento

Quanto ao pagamento, você paga antecipadamente pelo medicamento e depois pede o reembolso à sua seguradora de saúde. Você pode pagar em dinheiro ou com cartão de crédito, dependendo da farmácia. Você receberá um recibo.

Horário da farmácia

As farmácias estão abertas de segunda a sábado na maioria dos casos, geralmente a partir das 8 horas da manhã, com horário reduzido aos sábados. Alguns estão abertas aos domingos, em base rotativa. Encontre aqui a lista de farmácias de serviço.

Também é comum que estes estabelecimentos fechem por algumas horas no meio do dia. 

Médicos em farmácias 

Os médicos estão disponíveis sem hora marcada em muitas farmácias. Há uma taxa para este serviço, mas é conveniente se você precisar consultar um profissional para um problema não emergente. 

Às vezes você pode ter que esperar várias dezenas de minutos, mas os atrasos nunca são muito longos.

Você pode ver a lista de médicos disponíveis nas farmácias no site Yellow.

Não hesite em chamar uma farmácia perto de você para certificar-se de que um médico esteja presente.

O preço dos médicos nas farmácias

O preço destas consultas varia de acordo com o médico, entre 8 e 20 euros. Um recibo de pagamento será entregue a você, para que você possa solicitar posteriormente um reembolso de sua companhia de seguro saúde.

As diferentes farmácias em Malta

Há muito poucas farmácias de cadeia em Malta. A maioria delas são farmácias independentes. Mas entre essas correntes, podemos mencionar : 

Brown’s pharmacy

Esta é a cadeia mais importante em Malta. Você encontrará farmácias Brown em todas as cidades do leste, desde Valletta até Saint Julian’s, mas também mais centralmente em Qormi, Zebbug, San Gwann, Naxxar, e ao norte em Saint Paul’s Bay e Mellieha. Todas estas farmácias têm horários de funcionamento diferentes: entre 8 e 9h da manhã e 19h30 da noite. Alguns deles fecham entre o meio-dia e dois.

Chemimart Farmácia

Embora seja principalmente um centro de beleza e bem-estar, a marca Chemimart é também uma farmácia, presente em Valletta, Hamrun, Sliema e Floriana. O horário de abertura é um pouco menos flexível : Chemimart abre às 9h, faz uma pausa entre 13h e 16h e reabre até as 19h.

Remedies Pharmacy

Existem cinco farmácias Remedies em Malta: Mellieha, Siggiewi, Birkirkara, Sliema e Ta Xbiex. 

 A vantagem de Remedies reside no horário de funcionamento, que geralmente é das 8h30 às 19h, sem interrupção.