Brasileiros em Malta, para os brasileiros em Malta, por os brasileiros em Malta

Estágio em Malta

Malta é um destino cada vez mais popular para os estudantes internacionais que procuram uma colocação de trabalho. Com seu clima mediterrâneo e qualidade de vida, é muito fácil combinar negócios com prazer, aproveitando as muitas oportunidades profissionais na ilha.

Fazer um estágio em Malta é viver uma experiência incomparável no exterior e permanecer perto dos principais países europeus 

As vantagens de um estágio em Malta

É na Europa

Malta faz parte da União Européia, portanto você não precisa de visto para fazer seu estágio se você for cidadão da UE. Se você vier diretamente do Brasil, você precisará de um visto

Boa oportunidade para melhorar seu inglês

O inglês é um dos dois idiomas oficiais da ilha. Você terá a oportunidade de aprender inglês e praticá-lo diariamente.

Encontro com pessoas internacionais

Malta é um caldeirão de culturas com muitos expatriados e estudantes internacionais. Grandes oportunidades para conhecer pessoas estão esperando por você!

Um clima ideal

Com mais de 300 dias de sol por ano, é muito agradável viver em Malta. As temperaturas no verão não caem abaixo de 30°C, e há muitas atividades aquáticas para desfrutar das águas cristalinas.

Oportunidades constantes de estágio

O pool de empregos é muito grande em Malta, assim como as oportunidades de estágio. As empresas recrutam estagiários durante todo o ano em uma grande variedade de campos.

O que você deve saber sobre estágios em Malta

  • São, em sua maioria, não pagos

Muito poucos estágios são pagos em Malta, exceto algumas ofertas em igaming, indústria hoteleira ou turismo. Você pode receber um bônus ou alguns benefícios de acomodação e transporte. É necessário, portanto, orçar sua experiência em Malta.

  • Eles são supervisionados por um contrato de estágio

Todos os estágios devem ser regidos por um contrato, um contrato de estágio. Ela define seus direitos e deveres e você não pode encontrar um estágio sem um acordo.

  • Contrato de 40 horas por semana

A maioria dos contratos de trabalho em Malta é baseada em 40 horas por semana. A semana de 35 horas não existe na ilha.

  • Não há necessidade de visto de estudante para cidadãos da UE

Como Malta é membro da União Européia e, portanto, do Espaço Schengen, você não precisa solicitar um visto para estudar lá.

Setores que recrutam para estágios

  • Jogos
  • Catering
  • Hospitalidade
  • Construção
  • Agências de marketing e comunicação
  • Operadores turísticos
  • Escritórios de advocacia e contadores
  • Finanças
  • Projeto
  • Todos os perfis são procurados: marketing, relações com clientes, design, gerente de comunidade, assistente de gerente, comércio internacional…

Haverá uma oferta de estágio que lhe convém!

Como encontrar um estágio em Malta

Muitos estudantes desejam fazer seu estágio em Malta e a competição é acirrada em certos campos de atividade. É importante, portanto, saber como procurar uma colocação adequada, mas também ser orientado e acompanhado em sua busca. Oferecemos a você algumas dicas e idéias para facilitar sua busca.

Aplicações não solicitadas

Este é certamente o melhor método a ser explorado pelos estudantes. O envio de seu CV como uma candidatura não solicitada a empresas em Malta permite que você torne seu perfil conhecido.

Você precisa mostrar sua motivação e destacar suas habilidades e experiências passadas. Seu CV deve ser perfeitamente escrito em inglês e enviado para as empresas locais e internacionais que lhe interessam.

A busca de empresas leva tempo, mas permite que você seja autônomo em suas escolhas. O conselho da equipe brasileira em Malta: envie seu CV como uma candidatura espontânea para a equipe Oh My UP, eles compartilharão seu CV para você, gratuitamente.

Agências de emprego

Outra alternativa é passar por agências de colocação. Este é um serviço pago, entre 200 e 1500 euros para algumas agências. Eles se encarregam de encontrar um estágio para você e fazer propostas. Antes de começar a procurar empresas para seu estágio, você terá que depositar um depósito e pagar o valor total assim que o estágio for encontrado. Dependendo das condições de cada agência, você receberá 3 ou 4 propostas de empresas e estágios.

Algumas agências podem lhe oferecer pacotes de “Estágio – Acomodação”, mas também “Correção de CV” e outras opções.

Recomendamos que você tenha cuidado ao escolher uma agência, uma vez que existem muitas opiniões diferentes. Confira as recomendações da comunidade sobre este assunto antes de se comprometer com qualquer pagamento. 

Redes sociais

Facebook

Muitos grupos públicos e privados do Facebook foram criados para ajudá-lo a encontrar um estágio no exterior e em Malta. Você pode postar sua mensagem, perfil, currículo e pesquisa para se tornar visível para toda a comunidade. Alguns recrutadores estão presentes nestes grupos ampliados e podem notificá-lo e contatá-lo posteriormente. 

Linkedin

O Linkedin é uma maneira muito boa de ser notado profissionalmente. Você deveria ter trabalhado em seu perfil com suas experiências e habilidades, uma introdução de seus antecedentes para chamar a atenção dos recrutadores. Não se esqueça de receber uma recomendação de um ex-colega, ou de seu ex-gerente de estágio. Estes pequenos detalhes fazem a diferença porque são visíveis e analisados pelos departamentos de recursos humanos das empresas em Malta. Não se esqueça de indicar claramente sua pesquisa na introdução de seu perfil.

Ex-alunos

Outra possibilidade é utilizar a rede interna de sua escola e de seus ex-alunos. Alguns deles fizeram estágios em empresas em Malta e certamente terão algumas boas dicas e empresas em mente para ajudá-lo em sua busca. Seus professores também terão algumas idéias a explorar! Não hesite em falar sobre isso ao seu redor.

Em busca de um estágio em Malta: nosso conselho

  • Seja claro em sua busca

Quer você se candidate espontaneamente em redes sociais ou através de agências de colocação, lembre-se de indicar seu campo de estudo, as missões que você está procurando, suas habilidades e suas datas de estágio (ou, na falta disso, a duração e o período).

  • Favorecer os estágios longos

As empresas em Malta geralmente procuram estágios de 6 meses e não estão interessadas em estágios relativamente curtos de 2 meses ou menos. Entretanto, há muitas empresas que aceitam os chamados estágios de observação de menos de 3, 4 ou 5 semanas.

  • Pense em seu nível de inglês

Você terá muito mais facilidade em encontrar um estágio em Malta se seu nível de inglês for B1 ou B2. Se este não for o caso, não hesite em aprimorar seu inglês com antecedência e tirar algumas semanas de aulas de inglês em uma escola de idiomas. Note que você também pode considerar aulas noturnas em paralelo ao seu estágio.

  • Pense no local de seu estágio

Preste atenção à localização da empresa. É mais difícil encontrar uma parte plana em áreas remotas, e é muito restritivo ter várias conexões de ônibus para chegar ao seu local de estágio todos os dias.

Conclusão sobre os estágios em Malta

A busca de um estágio em Malta é feita passo a passo, e várias alternativas estão disponíveis para os estudantes. Seja visível o máximo possível, prepare seu CV e seu discurso de aproximação, e seja acompanhado por organizações se necessário.

Se você é um professor ou um oficial de mobilidade internacional com um projeto Erasmus para um grupo escolar, eles o apoiarão em cada etapa de seu processo.

Você também pode estar interessado em: