Brasileiros em Malta, para os brasileiros em Malta, por os brasileiros em Malta

Compra de um imóvel em Malta

Graças a numerosas vantagens fiscais e a um mercado imobiliário em expansão, a compra de um imóvel em Malta é cada vez mais procurada por expatriados. Investir em propriedades no exterior é uma boa maneira de garantir a renda de aluguel ou simplesmente manter uma residência primária, ao mesmo tempo em que garante uma quantidade substancial de capital imobiliário.

O valor dos imóveis em Malta aumentou muito nos últimos anos, atingindo um preço por metro quadrado de mais de 4.000 euros. Investir em propriedades em Malta é, portanto, vantajoso. No entanto, o mercado está atualmente passando por uma queda drástica devido ao surgimento do Covid 19, então é hora de investir!

Encontre todos os conselhos do governo maltês para a compra de sua propriedade.

Tipos de propriedade em Malta

Se você quiser investir em Malta, aqui estão as diferentes propriedades residenciais:

Apartamentos

Estes são os mais comuns. Eles variam em tamanho de estúdios a apartamentos de 3 a 4 quartos, mas também Penthouses (apartamentos de teto). Eles são cada vez mais numerosos para florescer na ilha, graças aos vários programas de construção atuais e futuros.

As maisonnettes

São casas com entrada própria para o mundo exterior, ao contrário dos apartamentos. Eles podem ser independentes ou fazer parte de um “bloco”. As casas de um andar terão ou um quintal ou um pequeno jardim.

Casas de personagens

Muitos dos edifícios centenários estão disponíveis para venda e são algumas das casas mais antigas de Malta. Muitas vezes construídas em pedra calcária, a pedra local, elas apresentam abóbadas de pedra e as famosas Janelas de Arco.

Fazendas

São antigas casas agrícolas que foram reformadas e renovadas e são encontradas principalmente em Gozo, mas também no campo maltês.

Vilas e propriedades de luxo

Muitas propriedades de prestígio podem ser adquiridas em Portomaso, Madliena ou Tigne Point. Muitas vezes com uma piscina, eles podem oferecer uma vista para o mar e um conforto muito bom.

Escolhendo seu imóvel

Localização

Os imóveis são muito mais valiosos em Sliema, Saint Julian ou Gzira, pois são as cidades mais dinâmicas e procuradas. Por outro lado, você terá mais paz e sossego em Gozo, no interior de Malta ou no sul e norte da ilha, onde a demanda é menor e as propriedades mais acessíveis.

Qualidade do alojamento

Cuidado com a qualidade do alojamento em Malta, o que deixa muito a desejar. É comum encontrar problemas de isolamento durante o inverno com alta umidade interior, fachadas dilapidadas, construção excessiva em fundações instáveis, trabalho feito sem controle de qualidade, etc. Certifique-se de verificar tudo isso antes de investir.

Condições para possuir propriedade em Malta

Se você é cidadão da UE, pode comprar qualquer tipo de propriedade na ilha, mesmo que não seja um residente.

Para cidadãos não comunitários, será necessária uma autorização específica chamada Aquisition of Immovable Property (AIP) que é emitida pelo Ministério da Fazenda. É obtido dentro de 6 a 8 semanas.

Para saber: Áreas especiais, as “Áreas Especialmente Designadas”, tais como Portomaso ou Tigne Point não estão sujeitas à obtenção de uma AIP para a compra de uma propriedade.

Compra de uma segunda casa

Um preço mínimo de compra pode ser exigido se for uma residência secundária (assim como uma compra por um cidadão de fora da UE): aproximadamente 200.000 euros para uma casa ou vila, e 120.000 euros para um apartamento ou maisonette. Estes valores podem mudar e são indicativos.

Os custos de compra de propriedade em Malta

Comprar um imóvel em Malta é relativamente barato em termos de taxas anuais. Além disso, não há imposto sobre a propriedade ou imposto municipal. No entanto, há certas taxas a serem esperadas.

O “Stamp Duty” ou Taxa de Transferência

Esta taxa pode chegar a 5% e deve ser paga ao Commissionner of Inland Revenue. Deve-se notar que eles podem ser reduzidos ou mesmo completamente eliminados em certos casos: aquisição da residência principal, cidadãos da UE, etc.

Nota: para compradores pela primeira vez, os primeiros 150.000 euros do imóvel não estão sujeitos a estas taxas.

Emolumentos notariais (taxas remuneratórias)

Estes representam entre 1% e 3% do valor do imóvel.

Outras taxas

Além destes, pode haver outros custos, tais como « Searches and Registration fees » de cerca de 600 euros e, é claro, a licença AIP, que custa cerca de 230 euros.

Nota: as taxas de agência são pagas pelo vendedor (até 5% do preço de venda)

Passos para comprar um imóvel em Malta

“Konvenju”, ou o Acordo de Vendas

O vendedor e o comprador assinam um acordo de venda que resume os detalhes da transação. Este acordo é válido por 3 meses, durante os quais o notário verifica todos os elementos da venda, as autorizações (incluindo a AIP) e autorizações de ambas as partes, os documentos, etc.

Na assinatura do compromisso, o comprador deverá pagar 1% das taxas de transferência (se aplicável) e um depósito de 10% do valor do imóvel, que será mantido pelo tabelião ou pela agência durante o compromisso.

Observe que se o comprador retirar sem um motivo válido e legal, o depósito será retido pelo vendedor.

A “Final Deed”, ou a assinatura da escritura de venda

Uma vez que o tabelião tenha concluído todas as verificações necessárias e obtido os documentos de ambas as partes, a escritura de venda poderá ser assinada. O comprador deve então pagar as taxas de transferência restantes, as taxas notariais e, é claro, o valor restante do imóvel.

Mais informações sobre as etapas do processo de compra no site do governo maltês.

Compra de um imóvel para locação em Malta

O investimento em imóveis para aluguel em Malta é vantajoso, pois os aluguéis são altos e a demanda permanece muito alta durante todo o ano.

Favor observar que não é permitido comprar um imóvel alugado para titulares de uma licença AIP.

Com relação à taxa de imposto, ela é fixada em 15% para a renda imobiliária. Por outro lado, você tem direito a um crédito fiscal se estabelecer um contrato de locação de 2 anos ou mais para o imóvel. O valor varia de 200 a 500 euros, dependendo do tamanho do imóvel e da duração do contrato. 

Não há IVA sobre aluguéis de longo prazo, apenas sobre aluguéis de curto prazo aprovados pela MTA (Malta Tourism Authority), que é fixado em 7%.

Onde comprar seu patrimônio

Para investir em propriedades em Malta, você pode passar por uma pessoa física ou uma agência. Aconselhamos que você evite os particulares para um melhor controle de qualidade.

Comprar propriedade em Malta: o que você precisa lembrar

Leve em consideração a localização do imóvel que você deseja comprar, mas também a qualidade do edifício e do ambiente. O mercado imobiliário em Malta está atualmente em declínio e os preços estão mais acessíveis, antes de possivelmente subir novamente. Se você tem planejado comprar, agora talvez seja o momento de aproveitar a oportunidade.

Observe que as informações contidas nesta ficha estão sujeitas a alterações e é necessário verificar os diversos sites oficiais malteses na Internet.

Procurando por uma hipoteca? Confira nossa ficha técnica bancária para saber mais sobre Bancos em Malta.

Você está procurando por um imóvel em Malta? Nós podemos ajudá-lo!

Você também pode estar interessado em: