Brasileiros em Malta, para os brasileiros em Malta, por os brasileiros em Malta

Formulario H em Malta

Como expatriado em Malta, você terá notado que suas contas mensais de serviços públicos podem ser muito altas. Se você olhar mais de perto o site da ARMS (Automated Revenue Management Services – esta é a agência nacional que administra seu consumo de energia) para estimar e calcular sua conta de água e eletricidade, você notará que 3 tarifas diferentes são aplicadas, dependendo da natureza de sua locação. E você deve saber que na maioria dos casos, você paga uma taxa mais alta sem mesmo saber! É aqui que entra o famoso Formulário H. Para que serve e como você o obtém?

Explicação da tarifação em Malta

Antes de tudo, é importante esclarecer as diferentes taxas relativas aos encargos energéticos aplicados na ilha. Porque mesmo que seu consumo seja o mesmo, você não terá os mesmos encargos mensais que o vizinho ao lado.

As diferentes tarifas dos encargos em Malta

Há 3 tarifas diferentes para água e eletricidade. O tipo de locação deve, em teoria, determinar a taxa a ser aplicada.

A tarifa residencial

Este é o mais barato dos três. Ela é aplicada quando o ocupante estabeleceu sua residência principal na residência.

Tarifa doméstica

Esta é a taxa mais alta, que é aplicada quando a residência é declarada como uma residência secundária e não como uma residência principal. De modo geral, é cerca de 30% mais alto.

Tarifa não-residencial

Esta taxa só se aplica a instalações comerciais e não deve ser aplicada se você for um residente permanente de sua casa.

As tarifas reais aplicadas

Embora a maioria dos expatriados tenha estabelecido sua residência principal em Malta, surpreendentemente poucos pagam a taxa residencial, mas a taxa doméstica.

Originalmente, esta taxa era destinada apenas para acomodações secundárias, e por isso é aumentada. Como podemos explicar que a maioria das acomodações alugadas por expatriados se enquadra nesta categoria, mesmo sendo sua residência principal?

A aplicação da taxa doméstica para expatriados: as razões

  1. Seu locador é proprietário de várias propriedades e não declarou que a sua está ocupada por inquilinos. Seu apartamento é, portanto, considerado uma residência secundária.
  2. Seu locador não quer declarar o aluguel de seu apartamento para evitar o pagamento de impostos adicionais
  3. Seu locador teme as formalidades administrativas que isso poderia acarretar e não fez nenhuma consulta.

Caso não declarar a acomodação seja um desejo de seu proprietário, a reforma habitacional de 2020 deve mudar isso. Todos os locadores devem agora declarar seus aluguéis à Autoridade Habitacional, que administra os aluguéis entre outras coisas, fornecendo o número de inquilinos, o valor do aluguel e o contrato entre outras coisas.

Então o que é o Formulário H?

O formulário H é usado para consumo de água e eletricidade e para alterar o número de ocupantes de um imóvel, assim como os nomes dos ocupantes. Ela deve ser submetida à ARMS, que administra o consumo de energia do país.

É útil para que você possa se beneficiar da tarifa residencial para sua casa em Malta.

Como você sabe que tarifa você está pagando?

Observe cuidadosamente o lado direito de sua conta de energia, que deve indicar o número de residentes por “No of residents” e o tipo de tarifa aplicada pelo “Consumer Scheme”.

Se ‘Residencial’ não estiver listado no “Consumer Scheme” você deve preencher o Formulário H, pois não está pagando as taxas aplicadas aos residentes principais.

O que fazer com o formulário H?

Até recentemente, ela tinha que ser assinada pelo proprietário e enviada à ARMS para alterar o número de inquilinos e seus nomes.

Era difícil conseguir que o locador assinasse o formulário e eles costumavam recusá-lo, ou porque o imóvel não estava declarado ou porque tinham medo da complexa papelada envolvida.

Se você descobrir que não está pagando a taxa correta, há três soluções possíveis.

As contas já estão em seu nome

Neste caso, basta preencher o formulário H e entregá-lo a um dos escritórios da ARMS, juntamente com seu ID maltês.

As faturas não estão em seu nome e você deseja alterar esta configuração

Se seu locador concorda em colocar as contas em seu nome, então ele deve preencher o formulário F. Isto facilitará a mudança da natureza de sua tarifa de energia.

As contas não estão em seu nome e você não quer mudar isso

Seu locador pode não querer colocar as contas em seu nome, se você não ficar na propriedade por muito tempo ou para um melhor monitoramento. 

Neste caso, você pode pedir a seu locador que assine o formulário H para que ele possa mudar a declaração do inquilinato para seu nome. Se seu locador se recusar a assiná-lo, isto não é mais um problema. Teoricamente, você mesmo pode assiná-lo e levá-lo diretamente à ARMS, juntamente com seu contrato de locação e sua identificação maltesa. Você pode então se beneficiar da tarifa residencial.

NB: É possível fazer isso online, mas ainda assim recomendamos que você venha à ARMS para um melhor acompanhamento.

Formulário H ou Formulário F?

Para resumir:

O formulário H é usado para alterar o número de pessoas e o nome dos inquilinos na declaração da moradia com ARMS, para o cálculo dos encargos mensais.

O formulário F muda o nome que aparece nas faturas para que você tenha controle sobre elas (recepção e administração).

Faça o download dos formulários H e F

Entre em contato com ARMS

Gattard House, Estrada Nacional. Blata l-Bajda, Malta

Escritórios ARMS, Old Bakery Street. Valletta, Malta

Escritórios ARMS, Rua Capuchins. Victoria, Gozo

Os escritórios abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30 no inverno e das 8h às 12h no verão. Na Gattard House, o escritório também está aberto das 15h às 18h, às quartas-feiras.

Telefone: +356 8007 2222, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h

Email: [email protected] 

Endereço postal: ARMS Ltd. Caixa Postal 63, Marsa, MRS 1000, Malta

Conclusão sobre o formulário H

Agora você sabe tudo sobre o famoso “Formulário H”, e tem alguns argumentos fortes no caso de seu locador estar relutante em assinar este documento.

Você está procurando uma acomodação de longo prazo em Malta? Os agentes imobiliários de Malta podem lhe ajudar!

 

Você também pode estar interessado em: